top of page

Embarque com cadeira de rodas

  • Foto do escritor: Aerofalha
    Aerofalha
  • 28 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Os usuários de cadeira de rodas devem ficar atentos ao realizar viagens de avião. A cadeira de rodas é considerada como bagagem no momento de embarque e na maioria das vezes, não podem embarcar com o passageiro na cabine do avião, sendo despachadas junto com as malas.


Sendo assim, é preciso que o passageiro com deficiência física ou motora comunique a cia aérea no momento da compra, ou com no mínimo 48 horas de antecedência que irá despachar uma cadeira de rodas naquele voo.


As empresas fornecem uma cadeira de rodas gratuitamente para ser usada após o passageiro despachar a sua própria cadeira.



As empresas brasileiras não cobram pelo despacho de uma cadeira de rodas, e sendo necessário despachar mais de um item de suporte para locomoção, dão até 80% de desconto no valor cobrado pelo excesso de bagagem.


Outro ponto muito importante é checar o estado da cadeira de rodas logo após o seu recebimento, para conferir se não houve nenhum dano no aparelho. Se perceber qualquer tipo de estrago comunique imediatamente a algum funcionário da cia aérea, ainda no aeroporto. Como já informamos nesse post, apesar da ANAC permitir que a reclamação seja feita até sete dias após o recebimento, isso pode dificultar a comprovação de que o dano ocorreu durante a viagem. O ideal é fotografar o estado da cadeira antes de ser despachada e logo que ela for entregue.


Atenção as regras específicas para cadeira de roda elétrica


Em se tratando de cadeiras elétricas, por se tratar de eletrônico movido a bateria que pode conter líquido corrosivo, existem regras mais restritas. Não há um padrão sobre qual tipo de bateria e/ou cadeira elétrica pode ser transportada, cada cia aérea define as suas próprias regras. Fique ciente de que pode ser exigido que a bateria seja removida, protegida contra curto circuitos, limite de Wh...


Nos links abaixo estão as páginas das aéreas brasileiras sobre o tema:





 
 
 

Comentários


  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

© 2019 Aerofalha.

bottom of page