top of page

Roteiro de Viagem: 5 dias em Foz do Iguaçú

  • Foto do escritor: Aerofalha
    Aerofalha
  • 26 de abr. de 2019
  • 6 min de leitura

Atualizado: 20 de mai. de 2019

Foz do Iguaçú é um destino surpreendente e encantador! confesso que não estava no topo da minha lista de lugares para conhecer, mas entrou por diversas indicações de amigos e familiares que foram e amaram.


Se você tem dúvidas se vale a pena ou o que fazer por lá, está no lugar certo! Confira abaixo o meu roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçú, com direito a jantar na Argentina e compras no Paraguai!


Melhor época para ir à Foz: Os feriados nacionais são os períodos mais procurados, se tiver a oportunidade, evite. Fomos em Novembro, considerado baixa temporada e ainda assim estava bem movimentado.


Do Aeroporto ao Hotel: É possível pedir um Uber do aeroporto para te levar ao hotel, mas dependendo do horário é difícil conseguir. No meu caso que cheguei à noite, tive que pegar táxi mesmo, que ficou bem mais caro, mas paciência. Fechar um transfer talvez seja uma alternativa no meio termo $.


Hotel em Foz do Iguaçú: Ficamos hospedados no centro de Foz, no Hotel Tarobá, localização excelente, próximo a pontos dos ônibus, restaurantes, supermercado, e padaria. É um hotel que atende bem quem vai para aproveitar a cidade ao máximo. Existem opções muito interesantes também mais próximas ao parque das cataratas.


Os Passeios:


Antes de ir fizemos bastante pesquisa para definir mais ou menos o que iríamos querer fazer, e deixamos para fechar os passeios na agência do próprio hotel no domingo pela manhã, dia seguinte da nossa chegada. Somente incluímos transfer nos passeios para o lado Argentino, para os demais nos locomovemos de uber e ônibus, como erámos um casal apenas, o preço com transfer pesava, no caso de 4 pessoas já fica mais vantajoso.


Itaipú e Kattamaram


O programa de domingo foi conhecer a Usina de Itaipú, queríamos fazer o tour dentro da usina, mas não tinha mais vaga, então fizemos apenas o panorâmico e o passeio de Kattamaram.


Como queríamos fazer o passeio de Kattamaram do pôr do sol, que é sem dúvida nenhuma o período mais incrível para se fazer, deixamos para ir para a usina um pouco mais tarde e ´imendar´ um passeio no outro, uma vez que o tour panorâmico termina exatamente no porto de onde sai o Kattamaram.


Depois do almoço fomos direto para a Usina Binacional de Itaipú. Primeiro eles nos ecaminham para uma salinha para assistir um curto video e logo subimos em um ônibus que vai passando pelos pontos principais da usina. Que orgulho! A usina é grandiosa, imponente, uma obra de engenharia incrível! Uma pena não termos conseguido fazer o passeio especial, que inclui a parte interna.



Ao final do tour aguardamos um pouquinho no porto pela saída do Kattamaram e logo entramos na embarcação que percorre o rio Paraná. Eles oferecem um suco de boas vindas e possuem serviço de bar durante o passeio, que dura aproximadamente 2 horas. Tudo muito bem organizado, e que pôr do sol! Um dos mais lindos que já ví na vida sem dúvida.



Parque das Aves e Cataratas do Iguaçú, lado Brasileiro


O dia 2 começou cedinho e após o café pegamos um bus quase em frente ao hotel, que parou em frente ao Parque das Aves. O ponto alto do parque é o viveiro das Araras, você entra dentro dele e fica bem pertinho delas, lindo, lindo! Ficamos aproximadamente 1 hora no parque e atravessamos a rua para entrar no Parque das Cataratas.



Lá mesmo compramos o ingresso (um dos poucos que não é vendido nas agências) e entramos. A organização é um ponto notável, pegamos o ônibus até a entrada da trilha e fomos a pé rumo às cataratas. A caminhada não é puxada, mas tem a opção de parar em outro ponto e descer de elevador, para pessoas com mais dificuldades de andar.


Ficamos encantados com a grandiosidade das cataratas, muito bonito, encantador e surpreendente.



Depois de visitar e tirar muitas fotos pegamos o ônibus até o ponto do Macuco Safari, uma experiência incrível para quem gosta de um pouquinho de aventura! Trata-se de um passeio radical (mas não muito) de bote pelo rio, vá preparado para se molhar! Aconselho levar uma muda de roupa e deixar tudo no locker. Spoiler! Não é barato, mas se tiver calor vale muito a pena.


Feirinha e Jantar em Puerto Iguazú, Argentina


Nesse mesmo dia fomos para Puerto Iguazú no final da tarde. Lá tem uma famosa feirinha onde compra-se alfajores, azeite, azeitonas e outras iguarias argentinas por ótimos preços. Há quem goste de sentar e tomar algo, mas eu preferi só fazer umas comprinhas (Dica: compre azeite! ele vem em uma embalagem de plástico mas não tenha preconceito, é incrível) e ir direto para o restaurante que já havíamos reservado.


As agências costumam indicar os mesmos restaurantes, mas como eu já tinha pesquisado opões menos ´populares´ decidimos pelo restaurante Aqva, especializado em carnes e foi uma excelente escolha.


Parque Cataratas Del Iguazú, lado Argentino


No dia seguinte fomos conhecer o Parque das Cataratas do lado da Argentina. O que o parque do Brasil tem de organizado lá tem de desorganizado! Achei isso um ponto muito sério, era raro ter gente para pedir informação, e lá como é maior os percursos são feitos de trem, que é demorado e vive lotado!


Mas enfim, vale a pena conhecer mesmo assim? Vale! As cataratas lá são muito mais volumosas, e algumas, como a garganta del diablo super intensas, e a gente consegue chegar bem pertinho. Vá preparado para caminhar bastante.



Marco das Três Fronteiras


Das cataratas 'del Iguazú' fomos direto para o Marco das Três Fronteiras do lado do Brasil, que conforme indicações é o melhor e mais organizado dos três. Jantamos por lá e aguardamos o show típico representado pelas três culturas. Muito interessante!


Compras no Paraguai


E... depois dos passeios culturais chegou a hora da ´muamba´, oba! rsrs

Para chegar em Ciudad del Este você pode pegar um Uber ou ônibus até a ponte e atravessá-la a pé (15 minutos de caminhada), ou ir de táxi pagando um pouco mais, mas com a comodidade de desembarcar dentro do Paraguai.

Ao contrário do se pensa, compras no Paraguai não se resumem a barraquinhas na rua vendendo aparelhos eletrônicos de procedência duvidosa. Há sim as barraquinhas de rua e ambulantes vendendo tudo o que você imaginar, mas se você não tiver interesse não dê ´trela´, ou eles vão te convencer que você precisa de 20 pares de meias da Nike paraguaia, por 5 dólares, ou simplesmente tomarão seu precioso tempo.

Vá direto para as lojas maiores e mais conhecidas como a Mega Eletrônicos, Shopping China e Cell Shop, que na minha opinião foram as melhores. A Mega possui 2 unidades, uma focada em eletrônicos e outra que vende uma variedade imensa de produtos, bem similar ao que se vende no Shopping China e na Cell Shop, mas os preços da Mega importados eram os melhores quando eu fui.


Você encontra nessas lojas perfumes, bebidas, chocolates importados, roupas, relógios, brinquedos, jogos, todos os tipos de eletrônicos, artigos de decoração etc.

Falando nisso, para quem está montando ou construindo casa também é uma tentação, tem lojas especializadas em lustres, papéis de parede, ferragens... Uma perdição!


Por sorte quando estava por lá uma amiga viu meus stories e recomendou um restaurante para almoçar! Acho que não teria coragem de comer em um lugar qualquer, então preciso compartilhar essa dica, pois ela é quente!


O restaurante chama Oriental e fica no Ed. Victoria. É um restaurante de comida chinesa deliciosa! excelente opção para recarregar as energias e fazer mais umas comprinhas antes de voltar.


Restaurantes em Foz do Iguaçú:


Foz tem influência de várias culturas, podemos notar pela variedade de restaurantes de diferentes cozinhas, principalmente a árabe, aproveitamos então para experimentar algumas diferentes:


Italiano

Nosso primeiro jantar foi na Cantina Vó Bertila. Lugar aconchegante, lota no sábado a noite! esperamos um pouco, mas logo vagou uma mesa e nos sentamos. A pizza é simplesmente deliciosa. Ótima pedida!


Árabe

Antes de ir para Itaipú almoçamos em um tradicionalíssimo restaurante de comida árabe, o Castelo Libanês. Aos domingos eles oferecem um buffet livre por R$70,00 por pessoa, e valeu MUITO a pena. A comida era simplesmente maravilhosa, o lugar super bacana, recomendo de olhos fechados.


Indiano

Nosso último jantar na cidade foi no restaurante Indian Lounge, toda quarta-feira no jantar eles servem um rodízio de comida indiana por R$69,90, o que nos permite experimentar vários pratos, achei a ideia ótima e aderimos ao rodízio, a comida é deliciosa. Os drinks também são uma boa pedida.


Espero que o meu roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçú tenha te inspirado e se você tiver qualquer dúvida sobre os passeios etc. comenta aqui ou manda um DM lá no Instagram @aerofalhabr que será um enorme prazer ajudá-lo(a)!


Comentários


  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

© 2019 Aerofalha.

bottom of page