Roteiro Belém do Pará - Um destino que foge do convencional
- Aerofalha

- 19 de jun. de 2019
- 3 min de leitura
Belém do Pará não é considerada um destino turístico muito convencional, mas é sem dúvida uma experiência fantástica e única.

O ponto que mais me surpreendeu positivamente em Belém foi a riqueza da sua gastronomia. Come-se MUITO bem por lá! Peixes, doces, sorvetes... a cada restaurante uma surpresa boa.
Restaurantes em Belém
Os tradicionais Remanso do Peixe e Remanso do Bosque pertencem a mesma família, a família Castanho e são especializados na culinária local. O primeiro mais antigo e simples, o segundo um pouco mais requintado mas ambos imbatíveis em qualidade.
Outro restaurante cuja visita é obrigatória, especialmente para o almoço é o Manjar das Garças. Ele está localizado dentro do lindíssimo parque Mangal das Garças, e a visita combinada com o almoço é um ótimo programa. O esquema do restaurante no horário de almoço é buffet livre, com valor fixo por pessoa e também é especializado em pratos da culinária local.

E se quando você pensa em Belém pensa logo em açaí, acredite! lá tem açaí até no buffet do almoço.
Uma iguaria também muito popular em Belém é o Caranguejo, aqueles que vêm inteiros na mesa e você vai quebrando e comendo. São várias opções, eu fui no Caranguejo do Gatinho e adorei! Simples mas gostoso e eficiente.
A Estação das Docas, um antigo porto da cidade que foi revitalizado e se tornou em um complexo turístico completo, também abriga bons restaurantes e bares tanto para frequentar durante o dia, como à noite, a cervejaria Amazon Beer por exemplo é uma ótima pedida para um happy hour. Eles servem as cervejas da casa e outras, como a Cerpa, cerveja local deliciosa, dá vontade de trazer um carregamento para casa.

Também na Estação das Docas, ou em qualquer uma de suas demais unidades, não deixe de experimentar o sorvete da Sorveteria Cairu! Mas não vale ir no tradicional chocolate hein? Prove o de cupuaçú, o de tapioca e o de açaí claro... uma delicia!

Pontos Turísticos em Belém
Dos pontos turísticos tradicionais de Belém o Mercado Ver-o-peso é o mais diferente de tudo que você já viu! Se você não gosta de feiras no geral eu não aconselho ir, mas se você curte, gosta de explorar a cultura local, comprar umas castanhas fresquinhas sem frescura alí no saco mesmo, não deixe de ir. Vá consciente que é um mercado raiz mesmo, onde os locais frequentam... é sujo, meio muvucado, mas é uma experiência válida.

E se estiver a procura de um amor... lá você pode resolver o seu problema!

Logo alí pertinho tem o Forte do Presépio, forte totalmente revitalizado que fazia a defesa da cidade em tempos remotos.

Mais a frente está a Casa das Onze Janelas, espaço museológico que contava com um bar e restaurante excelente quando fui, atualmente ouvi falar que estava em reforma, vale a pena se informar, caso esteja aberto é um excelente programa para o jantar, pois tem uma área externa super agradável.
Outra visita imperdível é o belíssimo Theatro da Paz, que foi inaugurado em 1878 e até hoje é conservadíssimo. Ele foi a primeira casa de espetáculos construída na Amazônia e tem características grandiosas: 1.100 lugares, acústica perfeita, lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres, afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e outros elementos decorativos revestidos com folhas de ouro.
O Museu Paraense Emílio Goeldi também vale a visita, trata-se de um parque e local de pesquisa e valorização da fauna e flora. O museu conta com um aquário, um mini zoológico e flora com diversas espécies, bem no centro da cidade.

Onde se hospedar em Belém
Belém é uma cidade que exige locomoção de carro/táxi etc. quase que o tempo todo, então não tem um local onde a hospedagem seja mais favorável, eu me hospedei no antigo Hilton Belém, atual Hotel Princesa Louçã e gostei muito da localização, fica em frente ao Theatro da Paz.
Quantos dias ficar em Belém
Na minha opinião 4 dias são suficientes para passear, comer bem e conhecer o melhor da cidade, sem levar muitos quilos a mais de ´lembrança´.
Aposte nesse destino e você não irá se arrepender, qualquer dúvida me chama no Instagram @aerofalhabr.




Comentários