top of page

Roteiro de Viagem: Peru - Cusco, Machu Picchu & Lima em 8 dias

  • Foto do escritor: Aerofalha
    Aerofalha
  • 20 de mar. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 30 de abr. de 2019

Conhecer as ruínas de Machu Picchu é normalmente o principal motivo que leva as pessoas ao Peru. Quem já viu fotos, relatos ou pesquisou um pouco sobre Machu Picchu sabe que é um lugar de uma energia indescritível! Mas só sentindo para entender.


E se você está aqui provavelmente está buscando algumas dicas de fazer uma viagem pra lá bem honesta – bom custo-benefício e conhecendo tudo que tem direito! Então vamos lá:


machu picchu

Passagem Aérea


Compramos pela LATAM por R$2.000 por pessoa trechos BH-CUSCO / CUSCO-LIMA / LIMA-BH (com escala em SP ida e volta)


Inicialmente foi uma opção fechar só BH-LIMA-BH e comprar os trechos internos separados, mas acabou saindo mais caro na época.


A melhor cia low cost de lá é a Star Peru, vale a pena pesquisar esse cenário.


Seguro Viagem


Não corra o risco de ir sem seguro! Fechamos o nosso pela Mondial por R$128 por pessoa, foi um dos mais em conta na época e graças a Deus não precisamos usar. Eles parcelam esse valor.


4 dias em Cusco


A primeira parada da viagem foi Cusco, ficamos lá 1 tarde e 3 dias inteiros, foi um pouco corrido então eu aconselho 4 dias inteiros pelo menos (contando a visita a Machu Picchu).


Hotel em Cusco: Amaru Hostal I - uma pousadinha bem bonitinha, simples mas aconchegante, bom café, excelente localização - dá pra ir a pé pro centro de Cusco - e ótimo custo-benefício, além disso eles oferecem transfer gratuito do aeroporto pro hotel, só na chegada.


Uma dica que eu vi e segui foi a de não pegar qualquer taxi no aeroporto de Cusco, pode sair bem mais caro... o custo justo é de aproximadamente 5 dólares até o centro, então repasso a dica, ok!


No dia que chegamos passeamos pelo centro e já fechamos o pacote de passeios, depois de muito pesquisar online antes, vi que essa era uma alternativa boa - eu sempre prefiro fechar com antecedência, mas pra lá realmente não precisou.


rua de cusco
Ruazinha estreita de Cusco a caminho do centro

Cusco tem um monte de agências e todas acabam se juntando em tours compartilhados. Eu já tinha pegado os valores do pacote que o hotel ofereceu e também numa agência do aeroporto, ai entramos em uma que chama Marcelo´s bem em frente a praça principal e fechamos com eles, os valores foram bem melhores do que fechar tudo separado nos sites oficiais, mesmo com antecedência, e também mais barato que o oferecido pelo hotel e pela agência do aeroporto, claro.


Não fomos em alta temporada, fomos em Novembro e na época não era necessário escolher o período/horário certinho para visitar Machu Picchu, sei que hoje é, então talvez valha a pena garantir as entradas para as ruínas antes por precaução.


Passeios em Cusco e Machu Picchu


Todos os passeios que fechamos incluiam transporte, saindo do centro de Cusco, e guia o tempo todo.

  • City Tour (várias atrações de Cusco, incluindo Qoriqancha, Sacsayhuaman, Q’enqo, Pukapukara, Tambomachay, Pisaq)

  • Maras Moray & Salineras

  • Valle Sagrado

  • Trem ida e volta a Águas Calientes desde/para Ollantaytambo

  • Entrada pra Machu Picchu

  • Guia em Machu Picchu com um número pequeno de pessoas (vale a muito pena!)

  • Ônibus para subir/descer de Machu Picchu.

  • Van de volta para Cusco desde Ollantaytambo

Esse pacotão todo ficou em 230 Dólares + 40 Soles por pessoa. O trem é o mais caro de tudo, achei que foi o que causou maior economia no pacote da agência.


Todos os passeios correram bem, tudo muito bem organizado, eles vivem disso!


Você também terá que comprar um boleto turístico que custa 130 soles por pessoa, é tipo um passe pra entrar em todas as atrações.


maras moray cusco peru
Maras Moray, incrível laboratório da agricultura Peruana

salineras cusco peru
Salineras - Prepare-se para comprar muito sal!

O último passeio que você faz antes de ir a Machu Picchu é o do Valle Sagrado - Saia cedinho para o tour com uma mochila com as roupas para trocar pro dia seguinte e deixe a mala na pousada.


valle sagrado cusco peru
Passeio pelo Valle Sagrado a caminho de Ollantaytambo

Na cidade de Ollantaytambo, após terminar o tour do Valle Sagrado, você pega o trem para Águas Calientes, dorme lá e sobe pra Machu Picchu no dia seguinte.


Eu já tinha fechado um hotel em Águas Calientes, mas a agência também oferece esse serviço.


A pousada que ficamos chama Adelas Hostal, era MUITO simples, fica na linha do trem e pertinho do ônibus que sobe pra Machu Picchu, é bem barulhento devido ao trem, mas foi só uma noite e a ansiedade é tanta que você provavelmente nem vai dormir direito de qualquer forma rsrs.


Subimos para Machu Picchu por volta de 7 AM e descemos or volta de 11 AM – fizemos o tour básico de lá, sem montanha etc. e o tempo foi suficiente. Nosso trem voltava as 2 PM, então almoçamos e fomos embora.


Nem preciso dizer que AMEI Machu Picchu, senti uma energia incrível e fiquei simplesmente apaixonada com o lugar, né? Não deixe de carimbar seu passaporte na saída como recordação!



Esses são praticamente todos os passeios que você vai querer fazer em Cusco. Além disso tem o Mercado Central de Cusco que dizem ser legal e o Museu Inca, mas não fomos por falta de tempo.


Restaurantes que fomos e gostamos muito em Cusco: Sumaqcha e Manka; O Sumaqcha é pequeno e muito acolhedor, lá eu tomei o melhor Pisco Sour da viagem! No Manka tem apresentação de dança no meio do salão e o ceviche é incrível!


4 dias em Lima


Hotel em Lima: Ibis Miraflores - excelente custo-benefício, localização, tudo!!


Logo que chegamos fomos (de Uber) pro Museu Larco. Muito bonito e rapidinho de visitar. Tentamos almoçar no restaurante Central, mas tava lotado, todos os restaurantes mais conhecidos de Lima ficam lotados todos os dias, é bom reservar.


Nesse dia jantamos no premiadíssimo Rafael, não gostei. Pouca comida, sem graça e caro.


No dia seguinte alugamos bikes da Mirabici no parque próximo ao hotel e fomos pedalando até o bairro Barranco (bairro boêmio da cidade, super badalado à noite), foi bem legal.



No outro dia fomos pro outro lado de Miraflores, caminhando até o Parque del Amor.



Também fomos conhecer o centro histórico de Lima, não vale a pena... mais do mesmo, num centrão super lotado. Foi terrível. Além de tudo é longe.


Um passeio que vale super a pena é o do Parque da Reserva, onde tem várias fontes de águas com espetáculos de luzes à noite, muito bonito.


Restaurantes imperdíveis: La Mar Cebicheria e Punto Azul. O primeiro mais especial, um pouco mais caro, o segundo bem acessível ambos muito bem servidos.


Espero que tenha gostado do meu roteiro, se você tiver qualquer dúvida me chama no instagram @aerofalhabr que eu prometo que respondo bem rapidinho!

Comentários


  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

© 2019 Aerofalha.

bottom of page